O Poder do Hábito (em inglês)

Certas coisas parecem tão difíceis de se encaixar na rotina. Adequar-se a uma nova dieta, frequentar a academia assiduamente, estabelecer uma rotina de estudos, aprender um novo idioma. Seja o que for, mudar a rotina sempre parece complicado e tornar algo novo em um hábito parece requerer um esforço absurdo e, muitas vezes, descomunal.

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito, os hábitos surgem porque o nosso cérebro está constantemente em busca de recursos que o ajudem a poupar esforço (assim como muitos alunos de inglês). Sendo assim, padrões de comportamento vão sendo assimilados até que se torne natural e fácil realizar as tarefas mais comuns do dia-a-dia, por meio de uma rotina que gera um hábito. E é por isso que parece impossível adquirir novos hábitos todos os dias, pois eles indicam uma constância que, uma vez aprendida pelo cérebro, nunca de fato desaparece.

De acordo com Duhigg, certos hábitos sempre lhe parecerão naturais em sua mente, quando de fato foram estabelecidos em algum momento da vida – como colocar as chaves de casa na tigela em cima da mesa, por exemplo. Hábitos são estabelecidos por um loop. Tudo se inicia na deixa, ou seja, num estímulo simples que ao ser assimilado gera uma rotina, esta nada mais é que uma forma de executarmos a deixa para não nos sentirmos decepcionados e, ao final, temos a recompensa, um sentimento de bem-estar ou um resultado de ações tomadas que auxiliam o cérebro a saber se vale a pena memorizar esse loop no futuro.

” Em geral as famílias não pretendem comer fast-food regularmente. O que acontece é que um padrão de uma vez por mês lentamente se torna uma vez por semana, e então duas vezes por semana, e quando isso se torna um hábito, até as crianças estão consumindo uma quantidade de hambúrgueres e fritas que é prejudicial a saúde.” (Diego Andreasi, consultor de negócios)

Sabendo que isso pode ser tanto prejudicial quanto benéfico para a vida pessoal e profissional, compreender como as rotinas favorecem um hábito é a chave para o sucesso no desenvolvimento de novas ferramentas que podem equiparar estratégias saudáveis e lucrativas.

Segundo o autor, hábitos podem ser revertidos também (ufa!), o que sugere que se pode transformar diversos aspectos negativos e rotineiros em produtividade, saúde e bem-estar.

Deseja comprar o livro e aprender um pouco mais sobre o assunto? Use o nosso link de afiliado para comprar seu livro e com isso você estará ajudando nosso projeto a crescer e levar mais informações a todos.

Clique no link abaixo:

Leave a Reply